[Sem título]

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a inclusão de autistas no Brasil apresenta desafios, os quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do preconceito, quanto da ausência de medidas governamentais. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema) 

(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse cenário, vale ressaltar como propulsor do problema o preconceito por parte da sociedade. Conforme é retratado na série "The Good Doctor", na qual o protagonista Doutor Shaun, (Sem vírgula) é médico e portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e luta diariamente contra o preconceito da sociedade, sobretudo em seu ambiente de trabalho. Analogamente, fora de ficção, isso ocorre atualmente no Brasil, não só agora, como também em gerações passadas, constanto assim o que Einstein afirmava "É mais desintegrar um atómo do que o preconceito enraizado na sociedade". (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a negligência do Estado colabora com esse cenário crítico. Atualmente, há carência de políticas eficazes para a inserção de cidadãos com espectro de autismo autista em diversos âmbitos sociais, (Sem vírgula) como trabalho, educação, vai de encontro com o objetivo das Nações Unidas, a qual estabeleceu que um dos principais direitos de um indivíduo é o tratamento igualitário, e é dever do Estado garantir que este venha a ser cumprido (Vírgula) como afirma o filosófo Jhon Locke (Reestruture essa ideia). Logo, é inadmissível que esse problema ainda ocorra nos dias atuais.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se perceber que o preconceito dificulta a erradicação do problema no país. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) orientarem as pessoas sobre as características do transtorno autista, por meio de palestras ministradas por psicólogos voltados a toda a comunidade, com o intuito de romper as barreiras do preconceito criado pela ignorância. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da inclusão de autistas no Brasil e a coletividade se aproximará a Utopia de More. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está icompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos