Autismo: inclusão na escola

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"The good doctor", "Atypical". Esses são exemplos de seriados que abordam desafios diários de pessoas com autismo, comprometimento da interação social, da comunicação verbal e não verbal e comportamento repetitivo, (Melhore a progressão de ideias) essas são características do Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA). Isso, infelizmente, gera consequências nefastas, mostrando a necessidade de soluções. (Reestruture as discussões iniciais) 

(Melhore a estratégia coesiva) O número de pessoas com autismo, que têm acesso à escola (Vírgula) aumenta gradualmente, mas a educação especial ainda passa por desafios na qualidade de atendimento. Deficiências comportamentais e cognitivas (Vírgula) e a falta de preparo das escolas (Vírgula) dificultam ainda mais o processo de inclusão, e como consequência pessoas com autismo acabam não tendo o acesso necessário à educação e ao lazer. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Para que pessoas com esse tipo de problema mental tenham acesso a uma boa educação escolar, é preciso atenção especial, infraestrutura adequada para atender as necessidades de cada estudante, os professores devem ter acesso ao desenvolvimento do aluno, e fazer com que o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) se sinta confortável no ambiente escolar. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) O Ministério da Educação em parceria com ongs  ONGs sociais, (Sem vírgula) devem criar campanhas educacionais sobre inclusão na escola, para professores e alunos sem problemas mentais. Isso deve ser feito por meio das mídias televisivas, nas escolas e em plataformas de “streaming”: por exemplo, instagram, youtube. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos