A educação e o autismo

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que a educação é indispensável para a formação intelectual e acadêmica de um indivíduo. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Ponto final) Infelizmente, porém, é notório que o sistema educacional brasileiro não é amigável com pessoas com necessidades especiais e transtornos, entre elas os autistas. Os estudantes que possuem esta síndrome enfrentam dificuldades em seu aprendizado e em enturmar-se com os colegas de sala devido à falta de recursos acessíveis e preconceitos por parte da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese. No entanto, melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é evidente que as escolas brasileiras não possuem recursos adaptáveis para o aprendizado por parte de estudantes autistas. Segundo o Censo Escolar de 2018, houve um aumento de cerca de 40% no número de alunos autistas nas escolas comuns em relação ao ano anterior. Contudo, não deve ser considerada somente a presença em sala de aula, como também o aprendizado do aluno. Estudantes com TEA (Desenvolva a sigla) às vezes necessitam de um aprendizado adaptado, pois encontram dificuldade em aprender da forma padrão, prejudicando seus desempenhos acadêmicos e, consequentemente, seus futuros como profissionais, aumentando assim ainda mais o abismo da desigualdade e exclusão social no Brasil. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a zombaria e a exclusão feita pelos colegas de classe também são enfrentadas por essas crianças, visto que a sociedade ainda encontra empecilhos para aceitar aqueles que são diferentes. De acordo com dados revelados pelo Instituto Autista Nacional do Reino Unido, duas a cada cinco crianças autistas sofrem bullying, que pode atrapalhar a performance escolar do aluno e levá-lo a desenvolver problemas psicológicos e, em casos extremos, ao abandono escolar. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista o mencionado, conclue-se conclui-se que é necessária a intervenção por parte do Ministério da Educação e do Instituto da Criança e do Adolescente. É dever desses, respectivamente, fornecer formas de ensino adaptadas aos alunos necessitados, levando em conta as necessidades de cada um e combater os preconceitos com estudantes especiais, ensinando aos colegas que diferenças existem e demandam serem respeitadas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos