A Inclusão de Crianças Autistas

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Logo após a vivência com a família, o primeiro contato de uma criança com outros indivíduos é na escola, onde a mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) aprende a viver em sociedade. A inclusão de alunos com deficiências -como é o caso de autistas- na escola, e na sociedade, é de extrema importância para que não se sintam marginalizados na comunidade em que vivem. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) De acordo com a Lei 8.069, no Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é obrigação do Estado possuir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Em decorrência disso, o preparo das escolas regulares e dos educadores faz-se necessário para que as crianças portadoras do  com autismo sintam-se incluídas no âmbito escolar. Elas devem receber uma atenção especial, para que se desenvolvam bem e sempre junto com o restante da classe, sem haver prejuízo. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Outro fator importante no desenvimento e na inclusão de indivíduos que possuem esse transtorno, (Sem vírgula) é a comunicação entre os familiares e a escola, para que ambos se fortaleçam no objetivo da inclusão dos autistas, pois ainda não foram estudados todos os sintomas característicos da deficiência, (Ponto final) De acordo com pesquisas, algumas crianças podem ser mais hiperativas, outras têm dificuldade de manter contato visual, ou então podem não apresentar características estereotipas marcantes. Evidencia-se, então, que é necessário sempre manter boa relação entre a escola e os familiares, a fim de um melhor tratamento diferenciado para cada aluno com Transtorno de Espectro do Autismo Autista (TEA). (Autista)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é papel do Estado, órgão responsável pela educação do país, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) oferecer formação contínua aos docentes sobre inclusão escolar, para que sempre estejam preparados e atualizados, a fim de assistir da melhor forma aos alunos especiais nas escolas regulares do país (Muito bem. Apresentou a ação e a finalidade). A família – que a criança tem um vínculo e uma intimidade maior- também possui a função e o dever fundamental de sempre estar presente durante todo o desenvolvimento da criança, para que, assim, receba sempre o cuidado necessário, resultando, também, em uma melhor inclusão em outros ambientes. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos