A necessidade da integração social da pessoa autista

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série televisiva “The Good Doctor”, Shawn Murphy é um brilhante cirurgião autista (Cuidado com a ambiguidade. Reestruture) que trabalha em um prestigioso hospital da Califórnia, porém não recebe apoio da instituição, (Ponto final) Assim, Shawn precisa enfrentar os preconceitos em virtude de sua condição e provar a todo momento seu mérito. Analogamente, na realidade brasileira, o desamparo e a exclusão de pessoas autistas figuram como um desafio a ser enfrentado pelo Estado e pela sociedade civil. 

(Reveja a estratégia coesiva) Frente a esse cenário, é possível destacar que a escassez de investimentos destinados aos programas de atendimento para o Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA) (Problemas na construção de sentido. Reestruture)(Sem vírgula) representa um dado vergonhoso em nossos dias. Conforme o Jornal da USP (Desenvolva a sigla), o diagnóstico e tratamento precoce traz grandes evoluções no quadro, no entanto, o Brasil enfrenta uma grande deficiência no trabalho com terapia e a falta de profissionais especializados, em especial, na rede pública é o principal problema enfrentado pelas famílias. É, deste modo, contraditório que (Vírgula) apesar da existência de uma Política Nacional de proteção aos direitos da pessoa autista, o Estado não invista na capacitação de médicos e educadores, permitindo o abandono dessa parcela da sociedade. (Reelabore e explore as discussões com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a lenta mudança social favorece o impasse da inclusão da pessoa com tal transtorno. Nesse sentido, o conceito de violência simbólica, proposto pelo filósofo Pierre Bourdieu, exemplifica que a violência não necessariamente se dá no campo físico, mas que pode se manifestar de forma abstrata. Isso nos permite refletir sobre como qualquer processo de inferiorização se configura como opressão, e tal contexto pode ser visualizado em “The Good Doctor”, no qual as pessoas ao redor de Shawn constantemente duvidam de suas habilidades. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mudar essa realidade e dar espaço aos indivíduos diagnosticados com o TEA, o governo federal deve capacitar profissionais da saúde a atuarem no tratamento de terapia comportamental e, ainda (Vírgula) promover instrução aos profissionais da educação, por meio de cursos de especialização, com a integração de psicólogos, família e comunidade, a fim de instigar a integração desse grupo e de efetivar o pleno exercício da legislação brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos