[Sem título]

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série americana “The Good Doctor” , o Dr. Shaun, médico portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), luta diariamente com as dificuldades advindas da convivência dele com a sociedade, sobretudo em seu ambiente de trabalho. Entretanto, a questão da inclusão de pessoas com autismo apresenta um quadro preocupante, ainda mais, (Sem vírgula) com a postura preconceituosa da sociedade, quanto (Paralelismo sintático) pela negligência do estado. Além disso, é fundamental analisar ambos problemas. (Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário, vários fatores que dificultam a inclusão do autismo. (Ideias fragmentadas) Dentre eles, a falta de profissionais capacitados nas instituições escolares, representantes com autismo no Congresso e no Senado denuncia o descaso do governo com essas pessoas (Melhore a construção dessa ideia). Ou seja, preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado dos autistas não está presente em todo território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o preconceito da sociedade ainda é um grande impasse á para a  permanência dos portadores do Transtorno do Espectro Autista na sociedade. Infelizmente, a existência da discriminação contra os autistas é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. Nesse sentido, o conceito de ''homem'', do filósofo Nietzsche (Vírgula) diz que, (Sem vírgula) este, (Sem vírgula) está preso em convenções sociais; essas, (Sem vírgula) que, necessariamente, precisam ser preenchidas por padrões — o homem é, dessa forma, um ser ''normal'', não podendo ser prejudicado por nenhuma particularidade na sua personalidade. Com efeito, o indivíduo portador da doença que o faz ser ''diferente'' dos demais é vítima de piadas, de ofensas e, consequentemente, é excluído do modelo social. (Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao governo criar projetos para ser desenvolvidos na sociedade (Vírgula) o qual promove palestras, apresentações artísticas, atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos autistas, (Ponto final) Uma mudança de pensamento na sociedade e incentivos às empresas é essencial para a inclusão do autista no Brasil. Desse modo, uma vez que a ações culturais coletivas têm imenso poder transformador, a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral, por conseguinte, conscientizem-se. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos