Os "Sams" da sociedade

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/08/2021
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série "Atypical" conta a história de Sam, um garoto autista que (Vírgula) por meio da ajuda de amigos e familiares, tenta levar sua vida normalmente enfrentando o preconceito e as dificuldades da sua condição. Fora da ficção, entretanto, a estigmatização dos transtornos mentais na sociedade(Sem vírgula) impede que os acometidos desfrutem de uma vida normal. Nesse contexto, observa-se um problema que tem como causas a falta de conhecimento e a lacuna de representatividade. (Tangenciamento. Reestruture)

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Dessa forma, em primeira análise, a lacuna educacional é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que não podemos combater algo que não tem nome. No entanto, não é a falta de nomenclatura e sim a ignorância social que atrasa o diagnóstico e interfere na inclusão social (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, as famílias devem se informar sobre as doenças mentais e procurar o tratamento adequado. (Tangenciamento)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, o individualismo é um entrave que tange ao problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "Os excluídos graças à internet, podem derrubar a supremacia". Todavia, a sociedade atual está muito individualista e preconceituosa, utilizando as mídias de massa para propagar discursos de ódio. Dessa maneira, os grupos minoritários, como os acometidos por doenças mentais, encontram-se marginalizados socialmente. (Tangenciamento)

(Reveja a estratégia coesiva) De acordo com Bauman, o Estado não consegue garantir os direitos sociais básicos, oferecendo cada vez menos aos cidadãos. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Por fim, o Ministério da Saúde deve promover políticas públicas para o tratamento e diagnóstico do autismo, através de debates e campanhas para conscientizar principalmente as famílias. Ademais, a mídia deve impulsionar a busca de informações sobre os transtornos mentais com postagens educativas, promovendo a aceitação social. Espera-se dessa forma, que mais "Sams" consigam levar suas vidas normalmente.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos