[Sem título]

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/08/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Em algum lugar nas estrelas", de Clare Vanderpool, é apresentado a personagem Early, um menino com uma "forma de autismo altamente funcional", nas palavras da própria autora. Early é, em poucas palavras, genial. Ele chega até a apresentar suas descobertas sobre o número Pi em uma conferência de matemática. Porém, assim como muitos autistas no Brasil, Early não recebe o suporte devido na escola. Fato que deriva, sobretudo, do preconceito causado pela desinformação e da falta de infraestrutura (Muito bem. Apresentou a tese)(Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Um dos grandes argumentos do movimento antivacina é o de que "vacinas causam autismo em crianças", constatação que, além de não ter nenhuma comprovação científíca, revela o preconceito enfrentado por essa parcela da população (Reestruture essa discussão para que ela esteja melhor relacionada no texto). Em suma, o autismo é visto como algo indesejado e o autista como um ser humano infuncional e incapaz. Tal preconceito existe como resultado da desinformação; pais não querem filhos autistas uma vez que o único "conhecimento" que têm sobre o autismo é que ele é um "efeito negativo de vacinas". (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com uma abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) Na Declaração de Salamanca, escrita durante a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, consta que a escola deve se adptar às especificidades do aluno e não o contrário. Todavia, esse não é um fato observado nas escolas brasileiras, em que os alunos com necessidades especiais de educação enfrentam falta de infraestrutura e de profissionais adequados, sem os quais é impossível que elas tenham pleno usufruto da educação. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, em parceria com diferentes mídias, (Muito bem. Apresentou o agente) lance campanhas (Muito bem. Apresentou a ação) a fim de desmistificar o autismo e promover a informação (Muito bem. Apresentou a finalidade). Também que o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) promova cursos e especializações para que professores sejam capazes de lidar com alunos autistas na sala de aula (Muito bem. Apresentou a ação), além de investir em infraestrutura adequada. Assim, os autistas poderão gozar de plena inclusão na escola e, posteriormente, na sociedade. E todo o país será beneficiado com talentos como o de Early, que, atualmente, não são plenamente explorados por faltas de oportunidades. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos