Os desafios do parto humanizado na saúde pública brasileira

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição de 1988, (Sem vírgula) garante ao povo brasileiro o amplo acesso à saúde, materializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua estrutura de programas oferecidos à população, (Sem vírgula) está a Estratégia de Saúde da Família que tem, dentre seus objetivos, a promoção de saúde para as gestantes, como os partos humanizados, que respeitam a autonomia da gestante. Infelizmente, o Estado falha em tornar amplamente acessível as possibilidades previstas por Lei a este público. Logo, é primordial apontar estas causas, analisá-las e propor soluções de melhorias em prol da saúde pública. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) A primeira dificuldade encontrada para um oferecimento efetivo de partos humanizados é cultural. Dados do Ministério da Saúde apontam que 55% das puérperas na rede pública e 84% da rede privada realizam seus partos por cesárea. Em relação a isto, ONGs (Desenvolva a sigla) associam estes altos índices em relação ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - de até 15% do total - a uma conduta médica que não respeita a autonomia da gestante. Tal postura privilegia procedimentos que necessitam da presença de médicos. Logo, é fundamental incentivar as escolas de Medicina brasileiras e hospitais a conscientizarem os atuais e futuros profissionais a uma postura que priorize a vontade da paciente. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo à questão cultural, a ampla oferta de partos humanizados esbarra em uma dificuldade estrutural. Como um exemplo de política pública, a Rede Cegonha, que atua na garantia e ampliação desta abordagem em âmbito nacional, implantou apenas 55 Casas de Parto em território nacional. Em tese, estas unidades de saúde têm como único papel acolher as gestantes e conduzir com segurança e conforto este momento único para estas pessoas. No entanto, este número torna evidente que o investimento nesta área de saúde pública é insuficiente para atender a demanda e precisa ser intensificado. (Explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Frente a estes desafios percebidos, cabe ao Estado atuar como um agente modificador desta realidade. Como solução para este problema, o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) pode   deve ampliar o programa Rede Cegonha, aumentando o orçamento público para a construção de Casas de Parto pelo país (Muito bem. Apresentou a ação). Além disso, a pasta pode atuar em conjunto com o Ministério das Comunicações para desenvolver uma campanha de conscientização que atinja os veículos impressos, eletrônicos e telemáticos a fim de informar a sociedade sobre os direitos das mulheres grávidas no momento do parto (Muito bem. Apresentou a finalidade). Assim, a administração pública irá desempenhar um papel que garanta o direto à saúde tal qual versa a Carta Magna. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos