[Sem título]

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

EM CONSONÂNCIA COM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH), A CONSTITUIÇÃO fEDERAL POSTULA A IMPORTÂNCIA DO ACESSO À SAÚDE PARA TODO CIDADÃO. TODAVIA, NOTA-SE UMA DIVERGÊNCIA ENTRE GARANTIA E DIREITO, POSTO QUE NÃO HÁ CASAS DE PARTO SUFICIENTES NO SUS (Desenvolva a sigla). NESSE CONTEXTO, SEJA PELA FALTA DE INFRAESTRUTURA, SEJA PELO DESPREZO COM A MULHER E A MATERNIDADE, O PARTO HUMANIZADO TORNOU-SE UM GRANDE DESAFIO NO pAÍS E MERECE UM OLHAR MAIS CRÍTICO DE ENFRENTAMENTO. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) CONSTATA-SE QUE 75% DOS BRASILEIROS UTILIZAM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) (Vírgula) DE ACORDO COM A POLITIZE, (Ponto final) SENDO ASSIM (Vírgula) 3 DE CADA 4 BRASILEIROS UTILIZAM O SUS. POR OUTRO LADO, TEMOS A VISÃO DA ESCASSEZ DE ÁREAS COMPETENTES DE ATENDIMENTOS PARA O PÚBLICO EM GERAL, PRINCIPALMENTE PARA GESTANTES. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) DO MESMO MODO, TORNA-SE INACEITÁVEL E INCABÍVEL A INTERVENÇÃO CONTÍNUA DE MÉDICOS, OBSTETRAS E ENFERMEIROS DURANTE A HORA DO PARTO, SEM COM QUE HAJA RESPEITO PARA COM A MULHER E O BEBÊ NO MOMENTO DO NASCIMENTO DA CRIANÇA. ATENTA-SE PARA O FATO DE QUE CESARIANAS POSSUEM UM AUMENTO CRESCENTE (Vírgula) ENQUANTO O PARTO HUMANIZADO É POUCO CONHECIDO PELA POPULAÇÃO. (As ideias precisam ser apresentadas com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) EFETIVAMENTE, O PARTO HUMANIZADO É UM DIREITO DA MÃE E DO FILHO (Vírgula) TENDO AINDA QUE RESPEITAR AMBOS OS LADOS, SABENDO QUE, (Sem vírgula) O NASCIMENTO É UMA VIA DE MÃO DUPLA E TAMBÉM NATURAL. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) EM SUMA, O GOVERNO BRASILEIRO DEVERÁ INVESTIR NA INFRAESTRUTURA E NO AUMENTO DE MATERNIDADES E CASAS DE PARTOS (Vírgula) ALÉM DE TORNAR ACESSÍVEL à GESTANTE AS INFORMAÇÕES SOBRE TODO E QUALQUER TIPO DE PARTO, DANDO ASSIM O DIREITO DE ESCOLHA, DA MESMA FORMA OS AGENTES DA SAÚDE ESPECIALIZADOS NESTA ÁREA DEVERÃO TER, TAMBÉM, UM TREINAMENTO SOBRE COMO ATUAR NA HORA DO PARTO HUMANIZADO PROPRIAMENTE DITO.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos