September

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), "Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças". No entanto, quando se observa a realidade brasileira hodierna, nota-se que ainda existem desafios relacionados ao parto humanizado no país, o que dificulta a concretização da ideia do órgão. Logo essa conjuntura adversa possui como causas não só o autoritarismo dos médicos, como também a negligência governamental. (Excelente. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Reveja o conectivo mais adequado) Diante desse cenário, é oportuno afirmar que o problema é motivado pelo poder excessivo das equipes médicas. Acerca disso, Barão de Montesquieu, insigne filósofo, afirmou que os detentores de poder são tentados a abusar dele. Sob essa ótica, pela importância médica durante todo o processo de gestação, ela detém uma palavra soberana que, muitas vezes, vai de encontro à vontade da paciente, o que acarreta procedimentos invasivos, como o famoso "ponto do marido", uma sutura maior do que a necessária para que a mulher fique mais "apertada" após o parto normal. Desse modo, essa prática hedionda é apenas uma das formas de desrespeito para com a liberdade de escolha de um considerável número de mulheres. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imprescindível destacar a participação da exígua ação do governo no revés. A esse respeito, de acordo com a Constituição federal de 1988, "Saúde é um direito de todos e dever do Estado". No entanto, observa-se uma realidade diferente da proposta pela Carta Magna, uma vez que, atualmente, existem apenas 18 casas de parto normal no país, o que dificulta a autonomia das grávidas, de modo a fazê-las optar por intervenções desnecessárias, como cesarianas não recomendadas. Dessa forma, é ilógico pensar que em um país que se consagra desenvolvido, a saúde seja colocada em segundo plano. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Percebe-se, portanto, que o parto humanizado é uma questão de saúde pública e medidas devem ser feitas para garanti-lo. Para isso, urge que o Congresso Nacional -- principal responsável pela elaboração legislativa brasileira-- (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) assegure a liberdade de escolha das gestantes (Ótimo. Apresentou a ação) por meio de uma lei que garanta isso e puna atos desrespeitosos (Muito bem. Apresentou o meio), com o propósito de desestimular procedimentos invasivos (Muito bem. Apresentou a finalidade). Ademais, o governo, por meio do Ministério da Saúde, deve construir mais casas de parto normal no Brasil, com o objetivo de prover independência às grávidas. Assim, o estado de completo bem-estar estar afirmado pela OMS cumprir-se-á no país.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos