[Sem título]

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos momentos mais importantes na vida de um casal, o nascimento de seu filho, tem se tornado um verdadeiro pesadelo para muitos brasileiros, (Ponto final) Relatos de partos feitos de forma brusca, desrespeitosa e negligenciado têm tomado cada vez mais as redes sócias sociais, levantando um problema grave que persiste no Brasil, a falta de partos humanizados em todos os hospitais brasileiros. (Ideias fragmentadas) Sendo uma grave situação que deve ser discutida e solucionada, já que o direitos humanos de ser tratado com respeito (Melhore a construção dessa ideia) e dignidade são quebrados fora do parto humanizado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O artigo 6º da Constituição brasileira garante a todos o direito à saúde e segurança , mas em muitos hospitais tais direitos não são respeitados na hora do parto, transformando esse momento em muito sofrimento, como é o caso da youtuber "Ju lima" (Vírgula) que em se canal na plataforma relata os abusos, desinformação e procedimentos invasivos que sofreu durante o parto em um hospital do sus SUS (Sistema Único de Saúde), o que gerou traumas para ela e problemas graves de saúde para seu filho, deixando claro o quão prejudicial é esse tipo de procedimento. (Reestruture e apresente as discussões com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil (Vírgula) há a poucos lugares que oferecem o parto humanizado, e para piorar a situação são realizadas em torno de 60% de cesáreas (Apresente a fonte da informação), muito para os 15% considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Seja pela falta de verba, de estrutura ou despreparo dos profissionais da saúde, esse problema está presente na maioria dos hospitais . (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) é necessário que o Ministério da Saúde, Educação e Eeconomia (Muito bem. Apresentou os agentes) atuem juntos, criando um projeto de lei, para que seja realizado somente o parto humanizado (Muito bem. Apresentou a ação), por meio da construção de espaços nos hospitais dedicados a esse fim e a implementação de uma matéria sobre esse assunto em todas as escolas de medicina e enfermagem (Muito bem. Apresentou o meio), além de uma cartilha disponibilizada a todas as gestantes sobre seus direitos no parto e  (Ponto final) Assim esperasse  espera-se que esse momento seja saudável, respeitado e prazeroso. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos