Novas práticas da medicina humanizada

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/07/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O parto humanizado é caracterizado por respeitar a autonomia da gestante e oferecer o bom atendimento. Desse modo, deve-se avaliar o parto humanizado como questão de saúde pública. Ademais, cabe-se analisar os fatores do comportamento individualista presente na sociedade e a medicina humanizada aplicada no cotidiano. Assim, diante das barreiras para efetuar mais partos humanizados são necessárias medidas (Problemas na construção de sentido)(Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, as condutas superficiais individuais atuais fragilizam o andamento do parto humanizado, pois essas só visam o benefício individual. Outrossim, o filósofo Bauman descreve em sua teoria da “Modernidade Líquida” que os indivíduos líquidos apresentam relações frágeis que não buscam o bem-estar da maioria. Nesse contexto, esse conceito se faz presente quando o número de cesáreas sem necessidade aumenta e, primordialmente, é desrespeitado a autonomia da gestante visando o lucro e tempo médico. Em síntese, os atos líquidos dos atuais prejudicam a realização de partos humanizados, visto que superficializam e fragilizam as relações entre paciente e profissional de saúde. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o conceito de medicina humanizada surgiu recentemente e visa diminuir barreiras entre médico e paciente. Do mesmo modo, na série “Grey’s Anatomy” – disponível na Netflix – é discutido diversas vezes os benefícios em diminuir a distância entre profissionais e pacientes. Todavia, as relações sociais cotidianas barram as ações humanizadas no ambiente de hospitais e o parto humanizado, pois dificultam a conversa e respeito com a gestante (Melhore a apresentação dessa discussão). Em suma, a medicina humanizada ainda encontra dificuldades para se estabelecer no mundo real, diferentemente, (Sem vírgula) do mundo ficcional. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, frente á à problemática das barreiras para a realização dos partos humanizados, são necessárias medidas. Urge ao Ministério da Saúde – na sua função de assegurar a saúde aos brasileiros – (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) promover a saúde e bem-estar das gestantes no Brasil (Muito bem. Apresentou a ação). Desse modo, por meio de campanhas e palestras efetuadas através de profissionais especializados nos institutos de saúde (Muito bem. Apresentou o meio), proporcionar o efeito de aumentar o espaço da medicina humanizada. Por conseguinte, diminuir os frutos das ações individualizadas e propiciar um bom atendimento. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos