Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/07/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O documentário brasileiro “O Renascimento do parto“, lançado em 2013, chama a atenção para mais uma violência sofrida pela mulher: o desrespeito obstétrico que ocorre com muitas gestantes. A excessiva intervenção médica durante o parto e procedimentos invasivos ao corpo, (Sem vírgula) deram deu início ao pensamento de mudança, uma vez que o parto humanizado traz uma maior autonomia da paciente, tornando-se um momento inesquecível e único para a gestante, mostrando imprescindível a maior realização de partos humanizados. (Melhore a progressão de ideias e a contextualização do tema. Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O conceito de parto humanizado diz respeito à autonomia da gestante em tomar as decisões (Vírgula) de escolher a melhor forma de realizar o nascimento do seu filho, na qual as quais ela opta pelo melhor local, posição, luz, música e acompanhantes para participar desse momento, tendo também o acompanhamento de uma equipe médica preparada, para garantir a segurança da mãe e do bebê. (Argumentação limitada)

(Reveja a estratégia coesiva) Entretanto a realização dessa metodologia traz diversos benefícios, como a diminuição dos riscos de infecções, traz o maior laço afetivo entre a mãe e a criança, além da segurança, calma e relaxamento, para a grávida ficar menos ansiosa estressada. Porém há poucas casas de parto normal e humanizado, existem apenas 18 em todo território nacional e poucos recursos nessa área. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Mostra-se necessário (Vírgula) portanto, a adesão de maiores investimentos para realização de partos mais humanizados possíveis. Que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) acione, por meio de leis, fiscalizadas pela secretaria da saúde (Muito bem. Apresentou o meio), que visão  visam a melhoria das políticas públicas voltadas as gestantes, garantindo a elas a livre escolha da forma de realização do seu parto, melhorando os recursos e inaugurando mais casas de atendimentos a partos humanizados, treinando as equipes médicas de obstetrícia para realização dessa metodologia, deixando as grávidas mais tranquilas, dando o direito de escolha e os recursos necessários para seu bem-estar e de sua família. Espera-se com essas medidas que todas as mulheres tenham acesso e possam realizar partos naturais de acordo com suas escolhas. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos