As responsabilidades na concepção de um indivíduo.

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Código de Ética Médica, em seu capítulo V, expõe ser vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente ou representante legal na escolha de práticas diagnósticas, ou terapêuticas, a não ser em casos de risco de morte eminente. Acerca do nascimento de um novo indivíduo, é indispensável que seja de maneira afável e humanizada, visando respeitar e cumprir com esse direito ao longo de todo o processo, mas principalmente no trabalho de parto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Quando se trata de saúde, é natural que haja a confiança nos profissionais, para que os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) ofereçam a melhor solução. Porém, cada indivíduo possui suas particularidades, e se tratando do ato de conceber um filho, é compreensível que existam medos, dúvidas e ignorâncias (Reelabore essa discussão). Sendo assim, é responsabilidade do médico expor as possibilidades de tratamentos disponíveis, assim como esclarecê-los, proporcionando uma escolha mais consciente. (Reformule a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ainda convém lembrar que, (Sem vírgula) não se trata apenas de ética, e sim de uma relação profissional primeiramente entre o Ministério da Saúde e seus funcionários, e em seguida, (Sem vírgula) entre paciente e equipe hospitalar, sendo necessária a empatia, a confiança e o respeito. Dessa forma, o ambiente adequado, com equipamentos de qualidade e recursos básicos que supram o essencial, influencia diretamente no cumprimento de um bom trabalho. (Reestruture e explore as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para ser ofertado um acompanhamento, e principalmente um parto, (Sem vírgula) mais humano, o qual respeite além do corpo, as preferências de cada mulher, deve haver um constante monitoramento, por parte das pacientes e/ou seus acompanhantes ao longo do tratamento, do cumprimento do direito de autonomia de escolha, garantido no Código de Ética Médica. Assim como, é de responsabilidade do Ministério da Saúde garantir aos seus funcionários os meios, como: equipamentos de qualidade, remuneração apropriada, e infraestrutura que possibilitem a execução de um trabalho adequado. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos