A necessidade do parto humanizado

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de conhecimento geral que o parto humanizado ganhou popularidade no Brasil apenas nos anos 2000, (Melhore o encadeamento textual) a ausência de atenção ao assunto desencadeia uma grande problemática para a saúde pública brasileira. De acordo com isso, é condizente analisar as causas, as consequências e as possíveis soluções para a problemática. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, podemos identificar o alto índice de cesáreas no Brasil como uma causa do problema. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o país possui 15% de procedimentos cesarianos a mais que o recomendado, enquanto existem apenas 18 casas de parto normal por todo o território brasileiro. Deste modo, é perceptível o grande descaso que isto causa na sociedade, representando uma violação inaceitável à autonomia das mulheres. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, podemos estudar os altos números de depressão pós-parto como uma consequência da problemática. Segundo o jornal Globo News em Pauta, os percentuais de depressão pós-parto aumentaram no ano de 2020. Desta maneira, é evidente que a nocividade causada à saúde das mulheres, por este tipo de depressão, é extremamente prejudicial e maléfica à sociedade brasileira do século XXI, na qual a depressão é denominada como o grande mal. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude das análises, cabe ao Ministério da Saúde, órgão governamental responsável pela manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS), (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) criar novas casas de parto normal (Muito bem. Apresentou a ação), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para (Vírgula) assim, aumentar a autonomia das mulheres, diminuir os casos de depressão pós-parto e implementar a prática do parto humanizado no Brasil. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos