[Sem título]

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É cada vez mais comum mulheres optarem pelo parto humanizado. Ao evitar intervenções desnecessárias e respeitar as preferências da gestante, o parto humanizado se torna uma opção apreciada. Apesar de inúmeros benefícios, é preciso haver certo cuidado ao escolher realizar esse tipo de processo, pois o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) carece de investimentos na área da saúde pública. Dessa forma, é de extrema importância que esse descaso do governo seja reavaliado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) O parto humanizado é mais saudável e muitas vezes descrito como uma experiência única, (Ponto final) Seja feito á em domicílio ou num ambiente hospitalar, é necessária uma estrutura adequada para que tal procedimento seja realizado com segurança. Por existirem poucas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), especializadas nesse método de concepção (Reveja a seleção lexical), se cria um consenso de que o parto humanizado é exclusivo apenas para classes altas, no entanto, os médicos de hospitais públicos também possuem autonomia para garantir esse tipo de atendimento da melhor forma possível. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo estudo de 2018, o Brasil possui taxa de 55% de cesáreas do total dos partos, ocupando o segundo lugar na média mundial. Isso dialoga com a falta de investimento em unidades como casas de parto normal que colaboram para uma queda na quantidade de cesáreas realizadas. Por ser uma intervenção cirúrgica e assim causar riscos á à saúde da gestante e do feto, a cesárea não deveria ser normalizada, o alto índice de incidência demonstra que esse é um problema de saúde pública do qual a criação de soluções para atenuar esse obstáculo é indispensável. (Apresente a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Por conseguinte, são necessárias medidas para tornar o parto humanizado uma opção acessível para todos. O Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve investir na criação de hospitais equipados e com profissionais especializados que incentivem o acolhimento dessa prática (Muito bem. Apresentou a ação), assim como a implantação de campanhas e projetos sociais onde as mulheres interajam e tirem dúvidas sobre o parto humanizado. Espera-se, com isso, que as pessoas possam aproveitar da melhor maneira possível a experiência do parto. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos