Parto humanizado

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/07/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde , (Sem vírgula) e ao bem-estar social.Com quanto Conquanto a falta de unidades públicas ( SUS) (Desenvola a sigla) é alta taxa de procedimentos invasivos (Melhore a construção dessa ideia)(Sem vírgula) dificultam que parte da população desfrute deste direito universal na prática. Nessa perspectiva ,esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Visa-se que a falta de unidades públicas em cada cidade , (Sem vírgula) faz com que a gestante procure hospitais mais próximos para serem atendidas, muita das vezes não conseguem chegar ao hospital ou chegam tarde demais ,fazendo assim com que o bebê sofra ou até mesmo resultando na perda. (Reelabore essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano a alta taxa de procedimentos invasivos resulta muitas vezes na complicação do parto. Já dizia o filósofo Jiddu: "Não é sinal de saúde estar bem adaptado à uma sociedade doente" (Vírgula) conciliando também as clínicas abortivas ilegais, fazendo com que a questão do parto humanizado piore ainda mais . (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados ,é necessário que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) disponibilize verbas para maternidade em hospitais locais (Muito bem. Apresentou a ação), e organizarem palestras para gestantes, explicando o risco dos procedimentos invasivos, providenciar também os fechamentos das clínicas abortivas, feito isso a sociedade poderá caminhar para a completude. (A proposta está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos