Parto às pressas

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, é crescente o número de mulheres que optam pelo parto humanizado no Brasil. Visando garantir a autonomia da mãe e do bebê, o uso de procedimentos não cirúrgicos que respeitem o tempo e o lugar do nascimento entram em conflito com o alto índice de cesáreas no país. Neste panorama, deve-se analisar as causas dessa disparidade e os benefícios que a humanização do parto oferece. (Apresente a tese com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo dados da OMS (Desenvolva a sigla), o Brasil é o segundo país com maior taxa de cesarianas do mundo (Muito bem. Apresentou dados). O número supera 50% do total de partos realizados no SUS (Desenvolva a sigla) e quase 85% em unidades de saúde privadas. Isso se deve em virtude da popularização do parto operatório nos anos 80, o qual prometia segurança e indolência, além de diminuir a chance de óbito no parto. Levando em conta que, nessa época, o cientificismo estava em alta, não demorou para muitas mulheres grávidas preferirem a operação. Dessa forma, os métodos cirúrgicos e invasivos enraizaram-se na cultura brasileira. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Paradoxalmente, a cesárea demonstrou-se ser incapaz de, por diversas vezes, garantir o pleno bem-estar do recém-nascido. Sem as contrações do parto normal, por exemplo, a água nos pulmões do bebê não é retirada por completo, gerando complicações futuras. Ademais, o parto humanizado faz do momento mãe e filho mais especial, com toda calma e acompanhamento necessários. (Apresente essa discussão com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, os procedimentos cirúrgicos no parto, apesar de necessários em uma gravidez de risco, tornam-se hostis quando são realizados preferencialmente ou sem o consentimento da paciente. Sendo assim, é necessário que o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) promova essa humanização (Muito bem. Apresentou a ação) por meio da criação de mais casas de parto espalhadas pelo território brasileiro (Muito bem. Apresentou o meio). Além disso, o Ministério da Cultura deve (Muito bem. Apresentou outro agente) promover, através da televisão e internet (Muito bem. Apresentou o meio), campanhas informacionais (Muito bem. Apresentou a ação) capazes de desmistificar e alertar acerca da cesárea e demais operações. Somente assim, dando espaço para um nascimento natural e tranquilo. (A proposta está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos