Parto humanizado: uma questão de saúde pública

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isaac Newton foi um cientista inglês que disse: “Construímos muros demais e pontes de menos”. Essa frase pode ser aplicada ao comportamento da sociedade diante dos relatos de violência obstétrica em partos, visto que se torna uma rotina por conta da construção de barreiras sociais e a escassez de medidas públicas para a sua erradicação (Muito bem. Formulou a tese). Logo, é perceptível que Ministério da Saúde e o Poder Legislativo, por negligência (Vírgula) agravam a situação, (Ponto final) Em síntese é necessária uma solução. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, a falta de informação e orientação são as principais causas da falta de partos humanizados. Sob essa ótica, o filósofo conceituado, Edmund Burke, disse uma vez que toda lei tem apenas dois fundamentos: equidade e utilidade. Incontestavelmente cabe ao Ministério da Saúde, que segundo o Artigo 196 (Vírgula) da Constituição federal de 1988 (Vírgula) diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Dessa maneira, este órgão do Poder Executivo Federal, por meio do Sistema do Único de Saúde (SUS), poderiam promover campanhas e medidas públicas para que o desejo das gestantes seja atendido na hora do nascimento de seu bebê, além de disponibilizar informações de qualidade para os profissionais da saúde, com finalidade de procurar métodos eficientes para evitar a violência obstétrica. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta a ocorrência de partos cruéis. Nesse sentido, a série norte-americana: “Grey's Anatomy”, a personagem Meredith Grey desejava ter seu filho por meio de um parto normal, mas por conta da falta de informação, (Sem vírgula) o médico encarregado do parto resolveu (Vírgula) de última hora, fazer uma cesariana na personagem, o que era contra sua vontade. Este cenário é um exemplo de representação do que milhares de mulheres sofrem quando resolvem dar à luz, entretanto é perceptível que (Vírgula) por desleixo do Poder Legislativo, se torna comum, (Sem vírgula) casos como este, (Ponto final) Se caso medidas públicas e sociais de qualidade fossem tomadas e aplicadas na prática por meio desse setor do governo, eventos traumáticos como partos desumanizados não aconteceriam. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é necessário que atitudes sejam tomadas para resolução do problema. Em resumo (Vírgula) é fundamental, portanto, que tanto que o Ministério da Saúde e o Poder Legislativo cumpram (Muito bem. Apresentou os agente) com suas respectivas funções, por meio de medidas públicas e socioeducativas efetivas para que este contratempo seja solucionado, respeitando assim a vida e a vontade de várias mulheres. Uma vez que isso é feito, conseguiremos aplicar os dois fundamentos da lei que Burke disse: a equidade e a utilidade.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos