O respeito no parto

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Ordem e progresso" os dizeres na bandeira do Brasil, (Sem vírgula) se monstram contraditórios quando tem se se tem na saúde pública a falta de apoio para o protagonismo da mãe e do filho no parto. Para combater essa mazela a união do Estado e dos médicos é indispensável. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a postura do Estado precisa ser analisada. O Brasil é o segundo país que mais faz cesáreas, esse fato evidência  evidencia que o Poder Público não fornece as devidas informações e assistências às gestantes e aos profissionais de saúde. Por isso, muitas vezes as cesáreas são feitas sem necessidade. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, o papel dos médicos precisa ser pensado. "Para mudar o mundo precisamos mudar a forma de nascer" (Ponto final) essa frase do obstetra Michel Odent, (Sem vírgula) nos apresenta uma atualidade onde uma parcela dos médicos não respeitam o tempo do bebê e da mãe, sem deixar o parto ser humanizado. É preciso que deixem eles serem protagonistas do momento. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a parceria entre Estado e médicos são cruciais na resolução do problema. Portanto, o Ministério da Saúde deveria  deve (Muito bem. Apresentou o agente) contratar doulas para ajudar as gestantes no pré-natal, parto e pós-parto e também capacitar os profissionais de saúde para fazer partos humanizados. Assim, poderemos  estar praticando o que Michel Odent fala. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos