Humanização ao nascer

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Constituição federal do Brasil (Vírgula) a saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo-a mediante políticas sociais e econômicas. Entretanto o Brasil demonstra descaso com as gestantes , uma vez que não se posiciona contra procedimentos invasivos e não dá espaço suficiente para partos humanizados que garantam a autonomia da paciente. Assim , cabe a análise de causas e a solução do problema. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente é possível estabelecer relação entre o desafio da humanização dos partos no Brasil com a falta de infraestrutura e de hospitais que invistam na humanização do atendimento. Levando em consideração Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre a sociedade. Contrariamente as políticas de humanização do parto demonstram-se um problema a ser solucionada, haja vista a não existência de sua garantia. (Reestruture e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar a desigualdade social demonstra-se um fator agravante, uma vez que mulheres em condições econômicas menos abastadas detêm possibilidade de escolha dificultada. Nas palavras do Barão de Itajaré (Vírgula) os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes (Em caso de citação, use aspas). Contudo o acesso limitado da gestante devido à falta de espaços públicos dedicados à humanização e às dificuldades levantadas (Vírgula) tendo em vista o fator econômico no qual se encontra (Vírgula) demonstra que ao contrário do que o exposto pelo Barão os homens já nascem diferentes. (Delimite e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto denota-se a importância a implementação de leis e investimento em infraestrutura que garantam o direito à autonomia da gestante e humanização do parto. Tomando as cabíveis atitudes através do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da mulher, família e dos direitos humanos (MDH), (Muito bem. Apresentou os agentes) promulgando leis de liberdade de escolha e proteção da integridade da gestante através da humanização garantindo a existência de maternidades no Sistema Único de Saúde (SUS) com o suporte necessário e embasado nas premissas do parto humanizado.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos