FBS #2

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o parto humanizado apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da violência obstétrica, quanto do excesso de parto cesáreo sem necessidade. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é fulcral pontuar que a violência obstétrica deriva da baixa atuação do setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a violência obstétrica retrocede o desenvolvimento do parto humanizado que, por sua vez, empodera a mulher, prioriza e promove à saúde, e garante o livre exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Explore essa discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, imperativo ressaltar que o excesso de parto cesáreo sem necessidade com promotor do problema. Partindo desse pressuposto, muitos partos que poderiam ser realizados de forma natural, acabam sendo induzidos a cesariana sem necessidade que, por sua vez, faz com que a recuperação da mulher seja mais demorada e podendo desenvolver no bebê possíveis problemas respiratórios. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o excesso de parto cesáreo sem necessidade contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim, uma intervenção faz-se necessário. Dessarte, com o intuito de militar o parto humanizado, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União (Muito bem. Apresentou o agente) direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será revestida em projetos que priorizam o parto humanizado e que tais eventos darão mais autoridade de escolha para a mulher durante o parto. Desse modo, atenuar-à-se atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do parto humanizado, e a coletividade alcançará a Utopia de More, construindo uma sociedade mais tolerante e justa.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos