Parto

Tema: Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A maternidade é uma fase muito esperada por grande parte das mulheres e o momento de concepção dessa criança se torna uma lembrança mágica e especial. Tendo isso em vista, muitas aderem ao parto humanizado, seja por medo de cesáreas ou simplesmente para terem total controle sobre o nascimento de seu filho. Dessa forma, a OMS (Organização Mundial da Saúde) determinou que as mulheres recebam o devido cuidado clínico e sejam respeitadas durante todo o processo para que ocorra um parto seguro. Assim, é necessário que haja mais casas de parto no Brasil e que as mulheres recebam todos os cuidados possíveis durante esse momento. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, as casas de parto oferecem um ambiente aconchegante para que as mulheres acompanhadas de assistência médica possam dar à luz a uma criança sem toda a pressão de se estar em um hospital, como também, (Sem vírgula) a mulher pode estar participando de todo o processo e ter completa liberdade sobre seu parto, como exemplo, escolhendo a posição que queira dar à luz ou quando queira comer. Todavia, as casas de parto possuem um custo elevado e para não precisarem pagar esse preço. (Sem vírgula) elas aderem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a falta dessas casas é grande e atualmente existem apenas 18 em funcionamento, sendo um desafio para quem não consegue pagar. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, esse tipo de parto também pode ser realizado dentro de um hospital sendo o lugar mais comum e seguro quando se pensa na concepção de uma criança. Nesse local, as mulheres recebem os cuidados necessários, sendo que, (Sem vírgula) em torno de 10% dos partos podem ocorrer complicações como: sangramentos, elevação da pressão arterial, entre outros. Dessa maneira, estando dentro do hospital elas podem receber tratamento rápido e evitar que gere mais problemas para a sua saúde e a do bebê. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o parto humanizado é sim questão de saúde pública e deve ser levado em consideração pelo governo. Sendo assim, cabe ao estado em parceria com a OMS investirem (Muito bem. Apresentou os agentes)  nos hospitais da rede pública e na implementação de mais casas de parto no SUS, por meio da arrecadação de verbas por projetos sociais e com a ajuda da população por meio de doações. Assim, o governo não estaria investindo apenas na saúde das mulheres e das crianças, mas sim, (Sem vírgula) no futuro do país. Dessa forma, veríamos esse número de casas de parto do Sistema Único de Saúde aumentar e mais mulheres poderiam optar pelo parto humanizado.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos