O preconceito amarelo no Brasil

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A novela "Malhação", na temporada "Viva a Diferença" (Vírgula) abordou o preconceito amarelo quando a personagem Tina conta que sofreu a vida toda com piadas relacionadas à sua ascendência de asiática. Assim como na obra, asiáticos e brasileiros asiáticos são vítimas de violência por suas características. O assunto era pouco de discutido e era comum até a Covid dar relevância da pior maneira. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, os estereótipos asiáticos ainda são comuns no Brasil. Muitos asiáticos são vítimas de humilhação pela cor da pele e traços físicos, e isso, infelizmente, é visto como normal, pois não é debatido amplamente. (Argumentação limitada. Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) O assunto só ganhou relevância quando começou a epidemia de Covid-19. A "#EuNãoSouUmVírus" colocou em pauta o preconceito amarelo, porque as vítimas eram vistas como ocupadas  (Reveja a seleção lexical) pela epidemia e eram violentadas por isso. Segundo o relatório divulgado pelo Stop Asian Hate, 6.603 casos de foram registrados entre março de 2020 e março de 2021; é evidente que o grande número de casos (Explique melhor) está relacionado ao ódio contra asiáticos, justificado pela Covid-19. Em uma matéria do Guia do Estudante, a estudante Tatiana Emy Bopu defende: "A informação é o melhor remédio. Vejo que muitas pessoas acabam fazendo esse tipo de'brincadeira'na inocência, não fazendo ideia que isso pode ofender alguém", (Ponto final) Nesse sentido, é importante que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) crie uma campanha de conscientização. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Desfecha-se que o preconceito amarelo se perpetua porque é visto como comum, (Ponto final) Portanto, cabe ao MDH criar (Muito bem. Apresentou o agente) uma campanha de conscientização, que informe as pessoas a respeito deste ato por meio da TV,(Vírgula) rádio e redes sociais, na finalidade de combater o preconceito contra asiáticos e brasileiros asiáticos.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos