Um preconceito que não é muito discutido

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O preconceito com as pessoas amarelas está crescendo a cada dia, de forma que existem muitas piadas que descriminam essa raça. De acordo com a lei n° 9459, de 1997, qualquer tipo de discriminação ou preconceito contra raça, cor, etnia, entre outros, pode-se acarretar na pena de um a três anos de prisão e também uma multa. A população asiática também sofre pelas pessoas pré determinarem predeterminarem um padrão de que todos são iguais, de modo que isso não é muito discutido pelo mundo. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, aqueles que têm descendência asiática sofrem com piada e alusões que as pessoas fazem que esse povo seja igual em relação a características físicas, que todos são inteligentes e muitas outras piadas preconceituosas, de maneira que essas brincadeiras de mau gosto e preconceitos não são discutidas nas escolas, palestras e outros lugares em que é necessária tal argumentação. Assim, a população que possui a ascendência asiática se torna um povo (Vírgula) que assim como a população preta e parda, ouve muitas coisas  (Reveja a seleção lexical) e passam por muitas situações que não deveriam passar. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, pelo racismo ser algo muito discutido nos dias atuais, outras questões tão importantes quanto esse assunto é deixado de lado pelas pessoas, sendo algo que não deveria ser dessa maneira. O governo possui a lei de n° 9459, no entanto, muitas das pessoas não fazem uma queixa, por terem se acostumado a ouvir tais brincadeiras ou até mesmo por medo, para a polícia e as pessoas que praticam tal ato não levam as devidas punições que deveriam tomar de acordo com a lei, no caso, a detenção e multa. Desse modo, aqueles que passam por essas situações desse tipo (Redundância), até se acostumaram por ouvi as mesmas brincadeiras ao longo de suas vidas, e continuam vivendo e suportando esses atos. (Reelabore as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visto que a população asiática vem sofrendo desde muito tempo, de maneira que é necessária a mudança dessa problemática. Assim, é fundamental que o governo federal, juntamente com o Ministério da Educação (Vírgula) conscientize as pessoas e assim haja discussões e ensinamentos sobre o povo amarelo desde a infância, para que assim diminuía  diminua a incidência desses preconceitos e dessa maneira a população asiática venha ter uma melhor qualidade de vida sem preconceitos e discriminações.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos