Redação 2 - Preconceito Amarelo

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/06/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o final do século XIX, foi impulsionado o movimento migratório de povos orientais para o Brasil. Nesse período, intelectuais brasileiros debatiam a suposta degradação racial que a relação entre nativos e asiáticos causaria, o que reflete discriminação racial. Este tipo de preconceito foi naturalizado no Brasil e, a partir disso, observa-se a necessidade de respeito a essa etnia que ainda sofre com estereotipagem e foi acusada de ser responsável pela atual pandemia de covid-19. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, ainda existem muitas demonstrações xenofóbicas enraizadas na sociedade brasileira. Comentários como “asiáticos são todos iguais” são frequentes, além dos padrões criados, e quando descendentes não atendem a esses estereótipos são menosprezados e inferiorizados. De acordo com o filósofo René Descartes, toda forma de preconceito e precipitação deve ser evitada em quaisquer análises e apenas deve ser considerado o que for indubitável e distinto, percebe-se então que tipificar asiáticos e seus descendentes os impede de demonstrar suas essências verdadeiras e individuais. Portanto, é necessário remover essas categorizações que inibem este grupo social e suas possibilidades de mostrarem-se únicos. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Ainda convém lembrar que, (Sem vírgula) a pandemia de covid-19 foi utilizada como pretexto para atitudes e discursos preconceituosos contra asiáticos. Segundo o site de notícias G1, em 2020 administradores tentaram segregar o acesso de trabalhadores de um escritório de uma empresa chinesa. Tal fato demonstra uma suposta acusação de que chineses estivessem espalhando o vírus propositalmente e que são os culpados por esta pandemia. Assim, a lei 7.716 (Vírgula) que estabelece que praticar discriminação de raça ou etnia é passível de punição (Vírgula) deveria ser cumprida mais assiduamente. (Delimite e explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, o preconceito amarelo deve ser combatido. Cabe ao governo federal cumprir (Muito bem. Apresentou o agente) a lei supracitada, monitorando perfis e acolhendo ocorrências de insultos xenofóbicos e punindo os autores conforme o Código Penal. Além de caber às escolas estimular a criação de eventos e atividades que exaltem a diversidade étnica, com a a finalidade de, através da educação, romper estereótipos em relação aos asiáticos, enraizados na sociedade brasileira. Para que, dessa maneira, equívocos disseminados há muitos anos a respeito do povo amarelo sejam, gradativamente, extintos.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos