O preconceito como fruto da ignorância

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O preconceito contra asiáticos e seus descendentes sempre esteve presente em nossa sociedade. Porém (Vírgula) com o advento da pandemia de Covid-19, esse preconceito tornou-se evidente e foi ampliado. Desta maneira, faz-se necessário que a sociedade como um todo tome medidas contra esse preconceito, que é apenas mais um, dentre as mazelas que afligem o povo brasileiro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) A cultura de massa, teorizada pelos filósofos da escola de Frankfurt, é uma das fontes desse preconceito contra o diferente. Ela está sendo reproduzida de maneira exponencial, tornando tudo aquilo que é fora do padrão estabelecido, (Sem vírgula) alvo de crimes de ódio. É através dessa padronização cultural, (Sem vírgula) que surge o preconceito racial contra asiáticos, por eles não fazerem parte do padrão tido como ideal. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário, em primeiro lugar, que a família (Vírgula) como um dos mais importantes pilares da nossa sociedade, atue (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) no combate a essa intolerância, criando as suas crianças, futuros adultos, de maneira a não perpetuar esse preconceito, um dos piores males da nossa sociedade. Da mesma maneira, é de extrema importância, (Sem vírgula) a escola ampliar a difusão dos ideiais de equidade e aceitação do diferente, através de palestras que visem acabar com a ignorância, que como William Hazllitt dizia, é a mãe do preconceito. Em última análise, a atuação do legislativo faz-se necessária, de maneira a tornar as leis mais severas, visando inibir (Vírgula) de certa maneira, à prática do preconceito.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos