Preconceito amarelo

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2021
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O preconceito amarelo está se fortalecendo dia após dia, podemos vê-lo (Vírgula) por exemplo (Vírgula) na nova febre musical, o tão conhecido kpop. Mas não apenas nesse quesito, atualmente os insultos aos orientais estão mais populares por conta da aparição do Covid-19. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O Kpop vem ganhando visibilidade no Brasil desde dois mil e dezesseis, e junto as músicas e coreografias, o preconceito também vem se fazendo presente. Pessoas usam suas características físicas para tratar como um insulto, por exemplo os seus olhos. Muitos ao verem um asiático automaticamente lhe chamam de “gay”, “xing ling”, entre outros. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Em dezembro de dois mil e doze um novo vírus foi descoberto na China, o que causou uma pandemia mundial. E com isso muitos estrangeiros culpam os asiáticos, chegando a cometerem insultos verbais e até insultos físicos; frases como “Vocês são doença” se tornaram virais durante esse período. Ataques e ameaças acontecem principalmente através de redes sociais, textos de ódio e descriminalização  discriminação são frequentemente utilizados por essas ferramentas de fácil acesso e visibilidade. (Abordagem superficial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Usar as redes sociais são  é uma forma de solução, através de textos, publicações, páginas contra tal preconceito, músicas, poemas, protestos e etc. Hoje em dia uma grande parte da população tem acesso direto à internet, assim os protestantes podem alcançar o público com mais facilidade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos