Saving peoples

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série " Bruce Lee: A lenda", o jovem chinês, ao se mudar para os Estados Unidos, é vítima de racismo praticado pelos colegas da escola. Hodiernamente, a comunidade asiática é duramente segregada e atacada devido ao seu estereótipo, fato que evidencia como o preconceito amarelo reverbera na sociedade contemporânea. Desse modo, cabe analisar a xenofobia atrelada ao racismo e a falta de representatividade como perpertuadores da problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a pandemia do coronavírus acentuou ataques xenofóbicos contra pessoas de raça amarela. Por certo, a crença de que elas roubam os empregos e espalham doenças torna-se um pressuposto para racistas legitimarem sua discriminação. Ademais, essa preconceituosa ideologia, causa de ataques nas redes sociais e na rua, é normalizada pela sociedade e vista como comum. Como resultado, perante o corpo social, o ato no qual um asiático-brasileiro é discriminado não acarreta o mesmo estranhamento e revolta como quando isso ocorre com os negros, naturalizando, assim, a injúria. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de representação dos amarelos corrobora o emblema. Inegavelmente, na história da imigração do Brasil eles faziam parte dos grupos que se estabeleceram no país e contribuíram na construção de sua população. Com efeito, atualmente, existem muitos cidadãos que possuem traços físicos asiáticos, porém não são vistos como brasileiros. Dessa forma, a ausência de pessoas como elas nos meios midiáticos torna-se uma negligência que contribui para a permanência e agravamento do preconceito, já que excluindo-as, os meios digitais reafirmam a ideia de não pertencimento delas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas para mitigar o revés. Nesse sentido, o governo federal - responsável por zelar pelo bem-estar dos brasilienses - (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve investir na punição de tais ações, por meio de emendas e leis que tipifiquem esse crime, a fim de que o corpo civil se conscientize da gravidade do problema. Além disso, os meios culturais, como novelas e séries, precisam inserir amarelos em seus elencos, para que toda a população, (Sem vírgula) seja, realmente, representada

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos