A invisibilidade da xenofobia com pessoas asiáticas.

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O preconceito está presente em diversas formas do  no corpo social, e uma delas é a xenofobia com os povos asiáticos. Dessa forma, destaca-se avaliar o preconceito amarelo presente na sociedade. Ademais deve-se analisar a construção de estereótipos e a sua contribuição para a dispersão do preconceito (Muito bem. Apresentou a tese). Assim, são necessárias medidas realizadas por meio da educação para barrar essa problemática do âmbito social. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés uma das bases do preconceito amarelo é a formação de rótulos para classificar uma etnia. Outrossim, na série americana “Modern Family” - disponível na plataforma de streaming Netflix - a personagem Lilly mudou-se do seu país natal, o Vietnã, para os Estados Unidos após a sua adoção e por possuir determinadas características é chamada de chinesa e japonesa (Reestruture essa comparação). De maneira análoga, esses rótulos usados para designar distintos países ignora fatores socioculturais, pois uniformiza diferentes povos em um só. Em suma, essa base precisa ser desconstruída para derrubar essa corrente da xenofobia. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a partir desses estereótipos é gerado dispersão de assédios verbalmente. Do mesmo modo, na série “Sombra e Ossos” - disponível na Netflix - a personagem principal é privada de algumas ações e agredida a com preconceitos verbais por ser da etnia “Shu”. De forma semelhante à realidade (Vírgula) além dos estereótipos serem negativos por si mesmos, eles ocasionam a dispersão do preconceito principalmente verbal. Em síntese, com a derrubada de rótulos ocorrerá a reação de desmonte do preconceito amarelo. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, frente à problemática social do preconceito amarelo, são necessárias medidas. Urge ao Ministério da Educação - na sua função de fomentar a educação brasileira - promover (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) a visibilidade da discussão da xenofobia com asiáticos. Desse modo, por meio de palestras e debates em instituições públicas e privadas (Vírgula) gerar o fito de diminuir gradativamente os estereótipos e, consequentemente, o preconceito amarelo. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos