A discriminação amarela

Tema: Preconceito amarelo

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/06/2021
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ano era 1943, época que o nazismo era o termo chave para representar ideias ideológicas (Reelabore) únicas do mesmo contexto étnico, cultural e populacional. Esse pensamento gerou repercussão no Brasil e em todo mundo, sendo considerado o "estopim" discriminatório nacional e global que parte, de certa forma (Vírgula) veio por herança do Fascismo, Nazismo, Neoliberalismo entre outros argumentos que justifiquem por onde certas afirmativas controversas, polêmicas e de grande preconceito. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese)

(Reveja a escolha do conectivo) Porém, as marcas deixadas continuam fazendo distinção entre grupos, principalmente os negros e os amarelos. Na formação do país, (Sem vírgula) houve influência de várias atividades e estilo de vida destes grupos, porém suas culturas e crenças fizeram com que fossem olhados com inferioridade, retratando os 200 anos de escravidão que aconteceu com os afrodescendentes e os próprios africanos que foram obrigados a deixar sua terra para trabalhar em outras. (A abordagem está incoerente. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, a pandemia vem dificultando e aumentando os índices de mortalidade, destes atos cometidos teve participação dos órgãos de segurança como as polícias (Reestruture e apresente a ideia com clareza). Mas, recentemente (Vírgula) uma reprise de "Malhação" (Vírgula) na Globo (Vírgula) mostrou como muitos descendentes de asiáticos são olhados com certa intolerância e desprezo, portanto, a importância do assunto é algo que deve ser estudada, debatida de uma forma melhor para compreender a necessidade em questão; (Ponto final)

(Boa estratégia coesiva) Recentemente, a China tem sido questionada por ser o ´ país onde descobriu o Vírus Sars-COV 2, gerando ´ polêmica e discurso desfavorável a sua respectiva população, reforçando os problemas de diversidade entre alguns grupos resistentes que lutam pela violação dos direitos humanos, pois este problema afeta ´principalmente quem precisa mais dele, pela falta de apoio necessário para ter melhor estilo de vida;. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Percebe-se que para resolver essa questão, é fundamental os Ministérios da Defesa e dos direitos conversarem conversem para poder chegar em um senso comum; para poder solucionar este problema que apavora milhares de pessoas. Também ter consciência do certo e o errado, pois a importância da demanda desta causa ajuda a resolver outros problemas do mesmo gênero que preocupa todos os cidadãos.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos