Governo e sociedade juntos para a erradicação do negacionismo científico

Tema: Efeitos do negacionismo científico na sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, em meio a pandemia da Covid-19, doença que provocou milhões de mortes, nota-se que o negacionismo científico está muito presente no Brasil, uma vez que o agravamento do quadro dessa doença deu-se em decorrência da negligência governamental perante a situação presente. Embora a negação da realidade esteja, infelizmente, presente em vários temas, é na área da saúde em que se observa a sua maior atuação, visto que seus maiores efeitos causam tanto problemas de saúde, quanto mortes para os cidadãos (Muito bem. Apresentou a tese). Logo fica em evidência o debate sobre esse assunto. 

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a Constituição federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, porém o governo está falhando neste quesito, já que está fazendo pouco caso a problemática negando várias comprovações científicas e distribuindo informações equivocadas sobre o tema da Covid-19, como, por exemplo, o “Kit Covid” – que é composto por remédios que alegam prevenir contra a enfermidade, porém a ciência comprova a sua ineficácia e mesmo assim o governo continua influenciando o seu uso. Consoante a isso encontra-se várias “fake news” que, sem o apoio científico, espalham métodos e remédios que, além de não possuírem eficácia alguma, prejudicam ou causam complicações à saúde. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Convém lembrar que o negacionismo científico realizado tanto pelo Estado quanto pela sociedade perante a realidade de um mundo pandêmico acaba provocando o aumento do alcance da doença, ocasionando, ademais do crescimento dos casos, muitos óbitos, como é o caso da Covid-19 que provocou aproximadamente 3 milhões de mortes (segundo dados da Universidade de Johns Hopkins – centro de pesquisa americano). (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente que o negacionismo científico surge inquestionavelmente da negligência governamental e da sociedade. Assim, a fim de atacar esse problema, o governo, junto com o Ministério da Educação e dos meios midiáticos, deve (Muito bem. Apresentou o agente) proporcionar nas escolas projetos promovendo o incentivo à busca e credibilidade da ciência; e na mídia, mais informações confiáveis, com a finalidade de visar mais apoio as pesquisas científicas. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos