As consequências do obscurantismo intelectual

Tema: Efeitos do negacionismo científico na sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ´´Mito da Caverna``, alegoria presente no livro ´´A República``, de Platão, é retratada a realidade de prisioneiros que jamais saíram de uma caverna e, constantemente acorrentados na penumbra, desconhecem o mundo exterior. Um deles, entretanto, consegue escapar e descobre que a realidade excede aquele cativeiro. Entusiasmado, retorna à caverna e relata a descoberta aos demais, a fim de libertá-los. Contudo, incrédulos, os prisioneiros consideram-no louco e matam-no. Fica claro que a narrativa pode ser relacionada ao contexto atual: o negacionismo científico, tão cotidiano, aliena a população, provocando danos diversos, inclusive a morte. (Formule a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que o negacionismo científico, apesar de não ser novidade, vem ganhando considerável popularidade recentemente. Com a pandemia do novo coronavírus, movimentos antivacina e anti-máscara, incentivados pelo governo brasileiro, ganharam diversos adeptos. Consequência disso foi o extermínio em massa da população: segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa, 434,8 mil brasileiros morreram devido ao Covid-19. De acordo com Louis Pasteur, ´´Os benefícios da ciência não são para os cientistas, e sim para humanidade``, negligenciar a ciência, portanto, representa um vultoso retrocesso à humanidade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale lembrar que o obscurantismo intelectual, visto muitas vezes como inofensivo, pode ser uma terrível ameaça. Exemplo disso foi a eleição de Adolf Hitler, sustentada por mentiras, que teve como consequência a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. ´´ Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade´´, essa famosa frase, atribuída ao ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, evidencia a alta periculosidade de notícias falsas, também conhecidas como ´´fake news´´, principais veículos para a disseminação do negacionismo científico. Nesse sentido, é alarmante que, segundo pesquisa da Kaspersky, empresa de cibersegurança, 62% dos brasileiros não saibam identificar quando uma notícia é fake. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, a fim de motivar a busca pelo conhecimento, urge que o Ministério da Educação promova (Muito bem. Apresentou o agente) debates em salas de aula e incentive os professores a ministrar aulas práticas, tornando-os mediadores, e não detentores, do conhecimento. Outrossim, é papel dos veículos midiáticos, especialmente das redes sociais, contribuir com a extinção das fake news, não só promovendo campanhas conscientizantes, que informem os brasileiros sobre os artifícios utilizados na falsificação de informações, mas também administrando bem suas plataformas, excluindo conteúdos infundados, a fim de não serem transmissoras de desinformação. Assim, munidas de conhecimento, a população será capaz de deter o negacionismo científico, prevenindo inúmeros prejuízos. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos