[Sem título]

Tema: Efeitos do negacionismo científico na sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair da sua zona de conforto. Fora da ficção, o Brasil hodierno sofre as mesmas conotações no que se refere à persistência do negacionismo. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, tanto em virtude da má influência midiática, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, no intuito de mitigar essa perversidade brasileira. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) É indubitável, nesse contexto, que a questão da má influência midiática influi decisivamente na consolidação do problema. Segundo o filósofo Pierre Bordieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a mídia tem o dever de desenvolver debates a fim de elucidar a população com informações verídicas, porém negligencia essa ação, o que reforça, desse modo, a intensificação de falsas notícias. (Boa discussão. Precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalte-se que o silenciamento social também configura-se como um entrave no que tange a questão do negacionismo. A filósofa Hannah Arendt (Vírgula) em “Banalidade do mal” (Vírgula) refletiu sobre o resultado do processo de massificação da sociedade, o qual forma os indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando as situações impostas sem questionar. O pensamento da filosofia está relacionado ao contexto de alienação da sociedade brasileira, na qual os sujeitos se calam em situações que os prejudicam, desconsiderando a importância do Art.218° da Constituição federal, que garante, em tese, o desenvolvimento nacional, por meio da capacitação científica e incentivo a pesquisas, para o comprimento de direitos sociais. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para o combate à recorrência do negacionismo no Brasil, apresentam entraves que precisam ser revertidos. Para este fim, a Secretaria especial de comunicação social (Secom), juntamente com o MEC (Desenvolva a sigla), devem realizar a liberação de verba para a produção de propagandas e campanhas educativas, que terão como desígnio a desmitificação de informações que não conferem com as pesquisas e estudos pré-estabelecidos pela ciência. Além da explanação de estudos e artigos, que serão divulgados nas redes sociais dos órgãos, de forma interativa, a fim de expandir o conhecimento fundamentado. Talvez, assim, seja possível construir um país que Platão pudesse se orgulhar. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos