Negacionismo Científico: Ignorância Letal

Tema: Efeitos do negacionismo científico na sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A situação alarmante do planeta (Vírgula) com a chegada do novo coronavírus (Vírgula) relembra a importância da ciência, que se apresentou como o melhor meio de combater à doença. O grande problema, (Sem vírgula) é que uma parcela da população mundial contradiz esse pensamento, acreditando muitas vezes nas notícias falsas ao invés de crer nos cientistas, o que ocorre pela desinformação presente no mundo moderno. Dessa forma, acontece o negacionismo científico na sociedade, ocasionado pela desinformação de parte da população e que tem como efeitos o mau enfrentamento a adversidades como as pandemias. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, há o fator da população desinformada, que ao não crer na ciência, (Sem vírgula) leva ao negacionismo científico na sociedade. Um exemplo dessa falta de informação, (Sem vírgula) foi a notícia falsa de que vacinados contra o coronavírus adquirem traços de répteis, uma fake news em que muitos indivíduos acreditaram e que prejudicou a vacinação, que passou a ser temida. Essa situação demonstra que a desinformação leva ao negacionismo científico, pois existe um medo e descrença na ciência, que só se baseia em fatos, enquanto uma teoria sem fontes é considerada confiável. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, tem-se um mau enfrentamento de adversidades como as pandemias, um efeito direto da negação científica na sociedade. Isso é comprovado na comparação de países como o Brasil, que não seguiu corretamente os protocolos recomendados pelos cientistas no combate a pandemia, e hoje tem mais de 400 mil mortes (até maio de 2020), enquanto países como China e Alemanha, que seguiram a ciência, se recuperaram da covid-19 em casos e mortes, segundo a informação de plataformas como "G1" e "O Globo". Esse comparativo expressa os efeitos maléficos desse negacionismo científico. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista as origens e efeitos da negação à ciência na sociedade, medidas devem ser tomadas. É dever dos governos federais dos países existentes (Muito bem. Apresentou o agente) reverterem o descrédito nos cientistas, através de publicidade que apoie a ciência, além de aulas nas escolas que tratem da importância da comunidade científica, as quais devem integrar programas nacionais de incentivo a crença nesses estudiosos. Espera-se (Vírgula) assim, que finalmente a população volte a acreditar nos pesquisadores. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos