As mentiras que o negacionismo traz.

Tema: Efeitos do negacionismo científico na sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/05/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sociedade pode ser dividida em diversas formas, e uma divisão possível é entre as pessoas que buscam informações verídicas, verdadeiras, (Ficou redundante) e os negacionistas, pessoas que recebem informações falsas, as “Fake News” (Vírgula) e as espalham como uma “verdade universal” (Vírgula) pois não aceitam aquilo que foi comprovado cientificamente a fim de “fugir da verdade”. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Cada vez mais mentiras estão sendo espalhadas por negacionistas, e isso acaba afetando o mundo inteiro, e algumas delas, (Sem vírgula) são a “teoria terraplanista” que (Vírgula) como o próprio nome diz, são pessoas que defendem que a terra é plana, ou ainda, no momento que estamos enfrentando a Covid-19, surgem informações de que a vacina traria algum tipo de doença, como o HIV, fatos que não são comprovados cientificamente. E esse mesmo pensamento sem embasamento científico em relação às doenças, (Sem vírgula) levou a África do Sul (Vírgula) por exemplo, entre 1998 e 2008, a deter mais de 20% das pessoas com Aids no planeta, já que seu presidente, Thabo Mbeki, negou a gravidade desse surto. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Uma forma na qual os negacionistas se pronunciam, (Sem vírgula) é por meio da internet, onde utilizam postagens online, e muitas pessoas acabam por não procurar uma fonte confiável e compartilham essas informações, assim fortalecendo a “fake news”. Essas mentiras acabam sendo criadas, geralmente, por pessoas que não têm acesso ao conhecimento, ou seja, acesso à escola ou meios parecidos. (Abordagem superficial. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que as pessoas tenham uma base de informações confiáveis, para que não espalhem a mentira, por acharem que aquilo que sabem, (Sem vírgula) é a “verdade absoluta”. Uma forma de intervir o problema, (Sem vírgula) é a de sempre checar se aquilo que está compartilhando é verdade, pesquisando em fontes confiáveis, e estar disposto a ouvir uma verdade diferente da sua. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos