CoMo ComBateR a TrAnsFobia no BRaSil?

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo as estatísticas e pesquisas da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Brasil é considerado como o país mais transfóbico do mundo, pois além da intolerância e preconceitos, alguns brasileiros têm a ousadia de matar uma pessoa trans. Neste contexto, percebe-se que o Brasil continua regredindo em tolerância contra o diferente de gênero, desse modo, a liberdade é dissipada a quem escolher virar transexual, devido aos riscos de morte e intolerância. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a nação brasileira é (Vírgula) de certa forma (Vírgula) conservadora e seguidora nos  dos princípios religiosos cristãos, pois tradicionalmente (Vírgula) na concepção cristã, Deus determinou que quem nascer homem tem que ser homem e ao contrário a mulher (Melhore a apresentação dessa ideia). No entanto, há pessoas na sociedade que nasceram mulher e se sentem como homem e vice-versa, desse modo, indo contra os costumes religiosos e culturais do Brasil. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as pessoas que discordam das  com as tradições conservadoras de gênero,(Sem vírgula) acabam sendo excluídas e discriminadas, havendo então a rigorosa intolerância a quem se declarar transexual. Além da forte opressão de não aceitação da sociedade brasileira, a sobrevivência e felicidade de uma pessoa trans é precária, pois o preconceito das empresas empregadoras fazem com que hajam poucas ou nenhuma vaga de emprego ao público transexual, assim, dando continuidade a intolerância. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos observados, a transfobia é estrutural, pois a cultura brasileira rejeita a diversidade de gênero. Assim, portanto, o governo (Vírgula) como representante da nação, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve destinar verbas ao Ministério da Cultura e Educação, para que haja o desenvolvimento de projetos que fomenta  fomentem a inclusão e aceitação do público trans na sociedade brasileira, pois com esse estimúlo, a população gradualmente vai se habituando as diferenças de gênero. Desse modo, preservando a liberdade e felicidade de cada pessoa que deseja se tornar transexual.​​​​​​​

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos