bullying

Tema: Bullying: ‘brincadeirinha’ comum

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/04/2011
Nota tradicional: 4.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O bullying

O bullying vem sendo um tema muito abordado, tanto nas escolas como em meios de comunicação. Muito se ouve falar sobre o que é o bullying e as conseqüências que esta pratica traz, tais como a baixa estima e ate o isolamento.

O bullying é uma agressão que geralmente é realizado por criança, no entanto é uma pratica que pode ser notada ate no ambiente de trabalho. Esta agressão pode ser realizada de diversas maneiras como em forma de brincadeiras, chegando ate a forma de agressão. Devemos ser consciente que esta prática traz muitas conseqüências na vida de quem a sofre, na maioria das vezes levando seqüelas ate a sua vida adulta. A baixa estima é uma das características apresenta por quem é vitima do bullying, a pessoa passa a se amar cada vez mais e cada vez acreditar que não serve para sociedade, se sentindo inferior a todas as outras pessoas do seu convívio.

Outro fator característico da vitima do bullying é o isolamento perante todos, se excluído das atividades em conjunto, do convívio da sociedade.

Devemos ficar atentos a esta prática que a princípio parecia ser inofensiva, sendo vistas como apenas uma brincadeira comum realizada por colegas.

A discussão sobre o bullying e suas conseqüências, está apenas no começo, precisamos dar atenção necessária que este assunto precisa escolas, meios de comunicação, pais e ate mesmo o agressor do bullying devem ficar atentos no problema que a sociedade esta criando.

Cada um deve se conscientizar sobre as praticas do bullying e devemos agir com o intuído de ajudar a sociedade a se torna um meio aonde o respeito a diversidades de raça, cor, sexo e crença  possa existir enriquecendo a nosso meio.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
Nota final 4.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos