Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No filme de aclamação mundial, “ A Garota Dinamarquesa”, o personagem principal descobre no auge da sua vida que é uma mulher trans, entretanto essa descoberta lhe traz muitas frustrações e momentos ruins de sua vida, principalmente por fazer parte de uma sociedade do século XX. Analogamente, no Brasil, essa realidade triste do filme mostra-se presente na de muitas pessoas transgêneras, através da transfobia. No entanto, é necessário encontrar caminhos para combater esse mal social, visto que, é função do Estado e da sociedade assegurar o bem a essas pessoas. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) De início, cabe ressaltar que, (Sem vírgula) é através de medidas governamentais eficazes que essa parcela populacional seja bem inserida na sociedade. Sendo assim, de acordo com o Artigo 5 da Constituição federal, é inerente que todos sejam iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-lhes os direitos inalienáveis do ser humano. A partir disso, fica inegável a necessidade de trazer esses direitos principalmente para a comunidade trans, na qual atualmente se encontra à margem da sociedade, sem recursos e sem apelo social e econômico, na maioria da vezes, em decorrência desse descaso governamental. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, vale deixar claro que a sociedade exerce um grande papel na luta contra a transfobia. Logo, na música “Só o Amor” (Vírgula) da cantora Preta Gil, em colaboração com a cantora transgênera Gloria Groove, é expresso em letra a necessidade do respeito, da igualdade e da liberdade social desses indivíduos excluídos socialmente. Em síntese, é a partir de músicas como essas que há um meio de orientação e ensino aquela parcela populacional que não compreende a necessidade de colocar todos, sem distinção de raça, cor e principalmente gênero em um mesmo patamar social de enaltecimento e respeito. Assim, faz-se viéz a necessidade de mais caminhos como estes (Vírgula) a fim afim de inibir a transfobia no meio socail. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, compreende-se a necessidade de fortalecer os caminhos para combater a transfobia no Brasil. Cabe, em síntese, o governo federal, em conjunto com o Poder Legislativo, fortalecer (Muito bem. Apresentou o agente) o cumprimento das leis, a partir do acesso às pessoas trans no mercado de trabalho, por meio da aplicação da exigência de vagas para pessoas transgêneras na seleção e processos de funcionários, aderindo a essas pessoas um espaço garantido no âmbito profissional. Ademais, cabe também a inserção urbana dessas pessoas a uma moradia digna, por meio de projetos e auxílios que as ajudem na alocação e manutenção de suas vidas, a fim de tirá-las da marginalidade. Em continuidade, cabe também às mídias o fomento de uma campanha em prol da conscientização social acerca do respeito e contra a transfobia. Em síntese, tudo isso será em prol da mudança desse quadro social e para que a realidade retratada no filme “A Garota Dinamarquesa” não seja a mesma apresentada no Brasil.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
160 |
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
160 |
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
840
|
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |