Deixa ser, quem se quer ser

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o Brasil se mantém no ranking dos países que mais matam transexuais do mundo, obtendo um aumento de 41% de mortes comparado ao ano de 2019. Em um mundo tão hodierno, em que falamos com pessoas em qualquer lugar do planeta, inteligência artificial, e outras tecnologias, ainda nos deparamos com o preconceito. Diante da cultura machista do nosso país a transfobia começa dentro de casa, em que os familiares não aceitam os transexuais (Vírgula) os quais acabam sofrendo violência física e psicológica. (Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Os poucos transexuais que se expõem muitas vezes são ridicularizados, sofrem violência e ameaças, o que dificulta falar do preconceito e denunciar o agressor. Devido à barreira para entrar no mercado de trabalho, muitos acabam por seguirem na prostituição, o que os deixam mais vulneráveis a violência das ruas.
Porém, precisamos encontrar uma maneira de amenizar tanta discriminação, já que temos uma cultura em que a masculinidade dita as regras, e que não dão a chance de ser quem se quer ser. (Abordagem superficial do tema. Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado elaborar políticas de inclusão e conscientização da transexualidade, assim como maior inclusão nas empresas. A exposição nas escolas também é muito importante, pois desde crianças precisamos entender, que é garantido pela CF (Constituição Federal) que somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza sendo inviolável o direito à liberdade. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos