O preconceito mata

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”. Essa afirmação de Augusto Cury, renomado autor brasileiro, reflete o texto do princípio constitucional da igualdade quando diz que se deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. Contudo, tal pensamento não se confirma no Brasil, visto que diversos grupos como os transexuais são submetidos a descriminação constante. Diversas são as causas que podem ser relacionadas ao problema, no entanto, a falta de empatia e o silenciamento social podem ser destacadas. (Muito bem. Apresentou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Constata-se, a princípio, que a falta de empatia é fator relevante ante a resolução do cenário. A filosofia descreve a empatia como sendo um dos componentes da compaixão. Nesse sentido, desenvolver empatia é reconhecer e compreender, sem reservas ou julgamentos, o sentimento do outro. Infelizmente, quando se fala sobre a violência contra pessoas que não se identificam com o sexo que nasceram, nenhum dos elementos formadores da empatia são percebidos, muito pelo contrário, é tratado como algo normal o fato desses indivíduos não serem incluídos no mercado de trabalho. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, pode-se considerar o silenciamento social como obstáculo secundário ante a resolução do óbice. Em consonância a isso, a escritora brasileira Martha Medeiros, (Sem vírgula) discorre, em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha à tona. Desse modo, é notório a afirmação da autora em relação ao combate da transfobia no Brasil, já que o Estado e a sociedade brasileira mantêm essa questão silenciada, pois seu debate trará exposição de muitos revezes como (Melhore a apresentação dessa discussão), por exemplo, a alta taxa de homicídio de pessoas transexuais (Apresente dados) que aumenta a cada ano.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. Diante disso, o Ministério da Educação, por meio das escolas e universidades, devem (Muito bem. Apresentou o agente) promover uma campanha educacional sobre a importância da empatia, com o objetivo de combater a transfobia. Tal campanha deve ter aulas ministradas por professores e psicólogos, visando à conscientização e educação dos indivíduos, para que eles possam reconhecer o mérito da empatia na construção de uma sociedade democrática, com o fito de promover o respeito coletivo. Ainda assim, o Ministério deve promover debates acerca do assunto em suas redes sociais para que a sociedade tenha conhecimento sobre a temática. Somente assim a afirmação de Cury consumará todo sentido.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos