Como combater a transfobia no Brasil

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/04/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O livro "Sociedade do espetáculo", do autor Debord, publicado em 1967, ressalta a teoria da sociedade e do capitalismo como definiu o espetáculo como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens (Melhore a construção dessa ideia). Por conseguinte a sociedade contemporânea por busca de aceitação e medo do cancelamento faz muitas pessoas esconder (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a sexualidade .Como no último ano o Reality "Big Brother Brasil" teve a participação do influenciador Lucas Coca que desistiu de sua participação na primeira semana ao revelar sua sexualidade. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar é válido ressaltar , (Sem vírgula) que , (Sem vírgula) o Brasil é o país com alto índice de morte causado pelo preconceito e discriminação contra pessoas transgênero .Através de mídias sociais o preconceito tem aumentado e crimes como injúrias e difamação persiste na sociedade brasileira em pleno século 21. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conforme dito pelo político, (Sem vírgula) Franklin Roosevelt "Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude ,mas podemos construir nossa juventude para o futuro.". De modo que , (Sem vírgula) medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. (Não compreende a estrutura do texto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por tanto Portanto, faz-se . Faz-se necessário que o Estado (Vírgula) por intermédio do Ministério da Educação, invista (Muito bem. Apresentou o agente) na divulgação de informações acerca das consequências da transfobia no Brasil. Essa ação deve ocorrer por meio de palestras ,discursos e jograis em instituições públicas e privadas. Os meios midiáticos, (Sem vírgula) são fundamental  fundamentais para denúncias e apoios às vítimas visando uma participação social no combate a transfobia no Brasil.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos