-como combater a transfobia no Brasil--

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/04/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil existe o maior índice de transfobia, preconceitos e homicídios às pessoas trans. Como já dizia Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento. Torna-se evidente que os maiores causadores desse cenário é a alta vulnerabilidade de transexuais nas prostituições e a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. (Melhore a contextualização do tema. Explore mais as discussões iniciais) 

(Melhore a estratégia coesiva) As maiorias das pessoas trans, (Sem vírgula) largam a escola no ensino médio devido aos preconceitos e bullyings constantes. A falta de vagas em empresas para as pessoas transexuais ocasionam a vulnerabilidade dos  de tais, quando não sofrem preconceito no próprio local de trabalho, sendo preciso lidar com questões relacionadas à homofobia, vindo de colegas de trabalho ou dos próprios superiores, incluindo abusos psicológicos e violências sexuais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Neste ano, 89 pessoas transgêneros foram mortas no Brasil, quantidade que supera em 39% registradas no ano de 2019, muito provável que os números verdadeiros sejam maiores e é bastante notória a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Diante dessa problematização, as empresas (Boa. Apresentou o agente) devem disponibilizar vagas de empregos as pessoas trans, o Estado deve criar cursinhos pré-vestibulares e exames nacionais de ensino médio específico para esse público. O Estado deve aumentar os monitoramentos dos guardas nas ruas. Assim prevenindo a transfobia no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos