A erradicação da transfobia no Brasil

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/04/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A personagem Max (Vírgula) da novela "Totalmente Demais", sofreu agressões por ser homoafetivo  (Reveja a seleção lexical) e, infelizmente, essa está sendo a realidade de muitos brasileiros do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero). Nesse contexto, fica evidente que a transfobia ainda está muito presente na sociedade brasileira. Tal problema se deve à herança cultural, (Muito bem. Apresentou a tese) posto que causa severas consequências. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, a princípio que um dos fatores que causa a transfobia é a herança cultural, ao passo que a sociedade ainda é machista e preconceituosa. Dessa forma, vale expor que 124 pessoas transgêneros foram assassinadas no Brasil em 2019, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e essa é uma das consequências mais severas que existe. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, ressalta-se que segundo o artigo 1º da Declaração Universal do Direitos Humanos, "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", sendo assim a transfobia deve ser erradicada do país, para que a lei seja cumprida. Dessa maneira, o governo deve contribuir com a erradicação dessa problemática, assim como a sociedade brasileira. (Explore mais as discussões) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, para combater a transfobia no Brasil, o governo (Vírgula) junto com o Congresso Nacional, (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar leis para proteger o público LGBT. Além disso, a sociedade deve contribuir aceitando esse público e defendendo os direitos humanos. Com isso, além do Max, várias pessoas do mesmo grupo irão agradecer.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos