[Sem título]

Tema: Como combater a transfobia no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/04/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro “Utopia”, de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiente do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a aversão à transexualidade impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a repulsa e o desrespeito imposto à pessoas exclusas do “padrão normativo" (Muito bem. Formulou a tese) acarreta em uma série de questões negativas, que devem ser analisadas. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido reconhecer como a difícil dinâmica da aceitação em implementar a transexualidade na sociedade é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é consequência direta do preconceito preso nas diretrizes sociais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, (Sem vírgula) que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da perseguição odiosa dirigidas aos transexuais, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir, vive se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a transfobia como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se uma rixa grave de assassinatos de pessoas que se identificam com o gênero oposto ao biológico. Conforme a “Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e da violação a essas pessoas , o ser humano inclina a adotar essa “Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o descaso com os transexuais seja atenuado. Para isso, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente), juntamente com o Estado, deve criar métodos de ensinos educacionais para a transmissão escolar, a fim de apaziguar as diferenças ainda vistas com repulsa e instruir conversas para normalizar “o ser diferente”, somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia" de More. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos