[Sem título]

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/03/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No longa-metragem norte-americano "Epidemia", é narrado os eventos decorrentes da contaminação por um novo vírus e como o isolamento social revelou-se como um impeditivo para o seu avanço. No Brasil, hodiernamente, vive-se uma realidade semelhante devido à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, faz-se necessária a discussão a respeito da ineficiência governamental e da desinformação populacional acerca da disseminação do agente patológico (Muito bem. Apresentou o agente) como fatores agravantes para a ausência de um distanciamento social eficaz diante de um cenário de crise humana e econômica. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, é primordial apontar a ineficiência governamental quanto ao planejamento estratégico no combate ao vírus e à crise econômica. As medidas de isolamento social não foram enérgicas o suficiente e os subsídios disponibilizados não receberam estrutura adequada para a sua distribuição, o que resultou na volta dos cidadãos às ruas - seja para receber as devidas informações sobre o auxílio, seja para voltar a trabalhar devido a não-obtenção não obtenção do mesmo - e, consequentemente, no aumento de novos casos de contaminação. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notável a quantidade de pessoas que deixam a segurança de suas casas para realizar atividades de relacionamento interpessoal, de modo a por em risco as suas saúdes e dos demais indivíduos dos seus círculos de convívio. Tal postura deriva da desinformação a respeito de como funciona o ciclo de contágio pelo vírus. Conforme a OMS (Desenvolva a sigla), o coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa a outra após contato próximo. Diante disso, fica evidente que a prática do não-isolamento contribui para a persistência da circulação do agente etiológico e, então, deve ser combatida. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É indubitável, portanto, a necessidade de se enfrentar esses obstáculos. Destarte, o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), junto com a mídia (Vírgula) deve organizar campanhas informativas sobre o ciclo de propagação do vírus - em horários estratégicos - com foco na fala de profissionais especializados, de modo a promover a relevância de um isolamento social unificado. O Bacen junto com as instituições financeiras deve criar linhas de crédito com baixas taxas de juros e parcelamentos atraentes para o pagamento de folha de pessoal de pessoas jurídicas, objetivando diminuir a taxa de demissões. Assim, a sociedade brasileira conseguirá enfrentar a situação-problema tal como no filme Epidemia.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos