[Sem título]

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo o filósofo e pensador chinês, Confúcio, para prever o futuro se deve estudar o passado. A crise econômica e sanitária da Covid-19 que vem sendo um desafio para humanidade nos dias atuais de certa forma assemelha-se ao maior colapso econômico do século XX, a Grande Depressão de 1929. Embora seus motivos tenham sido distintos, a economia foi afetada de forma semelhante, pois em ambos contextos a produção global decaiu radicalmente, assim resultando diversas crises no setor econômico. É um grande absurdo indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social perderem seus empregos sem previsão de retorno enquanto seus patrões continuam desfrutando de seu capital ilimitadamente. (Melhore a construção das discussões e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Antes de tudo, é de conhecimento geral que o desemprego é um problema recorrente no Brasil, mas com o estopim da pandemia o número de cidadãos desempregados aumentou de forma drástica. O auxílio emergencial (Vírgula) que em tese deveria resgatar a população da crise, infelizmente não cumpriu com seu objetivo. Segundo Aristóteles, o papel da política é manter o bem-estar social, entretanto isso não condiz com nossa realidade mesmo diante de uma pandemia que vem fazendo milhares de vítimas diariamente. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Se o Estado fornecesse o devido apoio financeiro e sanitário à população, a dificuldade que está sendo enfrentada poderia ser contida e consequentemente a conjuntura social apresentaria grande melhora e assim a população poderia voltar às suas atividades cotidianas e comerciais com antecedência. Cabe também aos brasileiros exercerem sua cidadania e exigirem suas devidas melhorias e seus direitos como cidadão como consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, de acordo com as problemáticas apresentadas, cabe ao Ministério Da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) tomar atitudes mais rigorosas em relação às restrições contra o vírus para impedir que o contágio continue se propagando e oferecer também um suporte digno aos brasileiros por meio de verbas governamentais e discursos de conscientização transmitidos pela mídia e outros meios de comunicação. (Ideias fragmentadas) Pois, nas palavras do ex-presidente da República, Michel Temer, “a economia pode ser retomada mas a vida não volta''.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos