A Amada

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/03/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conscientizar alguém requer tornar essa pessoa consciente, o que por sua vez envolve uma decisão pessoal. Assim, com a pandemia da Covid (Vírgula) o governo através de canais midiáticos, como a televisão e redes sociais, busca tornar consciente a seriedade do isolamento social como medida profilática. Entretanto, apesar da importância do isolamento, é necessária a atenção em relação à sobrevivência da comunidade que obtém o sustento através do trabalho. Nesse sentido, faz-se necessário o debate acerca do assunto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, nos tempos remotos ,como no Paleolítico, o principal modo de sobrevivência do homem era a pesca e a caça. Diferentemente dessa época, hodiernamente, no século XXI, o trabalho é a primordial forma de manutenção da vida- haja vista que vivemos em uma sociedade capitalista. Logo, a implementação rígida do "lockdown" no país afeta não somente a saúde psicológica de uma família (Vírgula) mas também nas finanças. Isso porque segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), divulgado no site G1, os trabalhadores autônomos foram os mais prejudicados pela pandemia. Concomitantemente, esse fato afeta não somente a manutenção de uma família, seja em aspectos físicos, psicológico ou alimentar, como também o crescimento econômico. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a população brasileira, em especial a parcela trabalhadora desse grupo (Vírgula) é consciente da situação financeira em que vive-se se vive hodiernamente e por isso expõem suas vidas em protestos contra o "lockdown", como aconteceu em Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Rio Preto, Rio de Janeiro, entre outas regiões do Brasil e do mundo, por causa da necessidade de renda. (Ideias fragmentadas) Pois apesar do confinamento, não há a isenção de impostos, como o IPTU (Desenvolva a sigla)(As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é imprescindível outros meios de renda além do ofertado pelo governofederal, dado que com a pandemia houve o aumento do preço dos alimentos. Para isso deve haver a liberação do comércio varejista- principal segmento terciário da economia brasileira-, através de decretos que permitem a abertura dos comércios em horários comerciais, das nove horas da manhã até as dezesseis horas da tarde, juntamente, a população deve manter a consciência ao usar máscaras e manter afastamento de outrem. Com o fito de evitar maior mazela: o caos social. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos