Conscientização popular ante crises sanitárias

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/03/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas concluiu que a implantação de isolamento social mais rígido reduz o número de contaminações e mortes por Covid-19, mas não gera grandes perdas na economia. Não obstante (Vírgula) o estudo, (Sem vírgula) desestimula-se o isolamento (tão necessário para o bem-estar coletivo) devido a crença de que não é possível praticar o isolamento social sem, como consequência, agravar a crise econômica que o país enfrenta. Assim, revela-se a urgência de se conscientizar a população – necessidade que advém tanto da base educacional lacunar quanto da má influência midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imperioso atentar para a base educacional lacunar. Segundo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Diante disso, infere-se que a educação é capaz de configurar as relações éticas e morais, sendo, portanto, um caminho para solucionar problemas desta natureza, como a própria resistência ao isolamento social. Dessa forma, é preciso debater esta necessidade nas escolas para, então, formar-se indivíduos conscientes. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar a má influência midiática na questão. Para Pierre Bourdieu, “aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica”. Nessa perspectiva, observa-se que a mídia, em vez de contribuir com conteúdos de qualidade que democratizem o conhecimento na população, colabora para a persistência do problema ao promover a divulgação de informações fraudulentas (as "fakenews"). Desse modo, é necessário agir sobre esse desafio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que uma intervenção seja feita. Para isso, as mídias de massa, em seu papel preponderante de influenciadoras, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve promover uma campanha de conscientização na internet, através da elaboração e divulgação de conteúdos informativos em seus veículos de comunicação, a fim de combater a divulgação de informações falsas. Tal ação pode, ainda, contar com a participação de figuras públicas famosas para atrair mais pessoas. Destarte, possivelmente, estudos rigorosamente científicos, como o realizado pela Unicamp junto a Universidade do Texas, serão considerados pela população ante quaisquer crises sanitárias

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos